sábado, 17 de dezembro de 2011

Um brinde ao amor, ou a falta dele!

Quando decidi vir pra India, eu estava tão fechada que planejei ficar quietinha no ashram do Satchidananda ate o final de dezembro, depois ir pra Rishikesh e continuar quietinha no ashram do Sivananda ou do Dayananda. Só conheceria monges, celibatários, sérios, formais, blá blá blá... Obviamente não era esse o plano da India pra mim. Já me movimentei muito mais do que tinha programado e ainda tem muuuuuuuito tempo pela frente.
Só tenho a agradecer por ser uma pessoa mais flexível agora e conseguir aceitar todas essas mudanças. Com isso tenho conhecido muitas pessoas interessantes com as quais aprendi muito, e isso não deixa de ser yoga (união). Aqui em Auroville eh legal porque tem gente do mundo inteiro, com interesses diversos, mas tendo em comum a busca pela consciência universal. Então as pessoas se aproximam e acabam se abrindo num determinado momento por se sentirem parte da mesma jornada. Na minha guest house somos 12. Jantamos juntos toda noite e as conversas são uma delicia! Fiquei mais próxima de dois senhores, John (inglês, uns 70 anos) e Kyle (dinamarquês, deve ter uns 55). Ontem, aproveitando a euforia gerada pela visita da cobra e do escorpiao, passamos horas depois do jantar batendo papo. John eh um ex Swami, ex discípulo e amigo particular do Osho (yoga tantrico), atual escritor, inventor (o GPS para celular eh dele) e artista. Uma figura! Debochado, bem humorado, brincalhão, brilhante, cético e desiludido com o yoga a com as pessoas (fundou um ashram em Ibiza e não deu certo). Terminou a noite contando que sua busca espiritual se intensificou por amor, ou melhor, pela falta dele.
Kyle eh professor de yoga há uns 30 anos, já passou por varias linhagens, mora hoje na Espanha e detesta, desistiu de dar aula e só da workshop. Ele eh mais místico, sereno, serio, educadíssimo, um gentleman. Terminou a noite contando que sua busca espiritual se intensificou por amor, ou melhor, pela falta dele. Eu contei minha curta trajetória no yoga, da minha filhota querida e terminei a noite... nem preciso repetir! Não dizem que procuramos uma religião pelo amor ou pela dor? Então, espiritualidade também!
O sofrimento eh inevitável - essa eh uma das 4 nobres verdades do Budismo. Mas a maneira que você lida com isso eh o que realmente importa. Só o sofrimento te faz buscar uma saída, uma luz. Então, se pensarmos nisso como uma forma de crescimento pessoal e espiritual, o sofrimento poder ser bem vindo. Ao invés de passarmos a vida inteira tentando evita-lo, correndo dele, podermos aceita-lo quando chegar, quem sabe ate observa-lo, como uma testemunha ate que passe (o John ontem tentou me convencer de que esse "esperar que passe" eh uma armadilha da mente, do ego. Pode ser que não passe, mas isso não muda nada já que temos que lembrar que o Eu Verdadeiro, o Eu que não eh eu, não sofre, eh sempre Sat Chit Ananda, existência, conhecimento, êxtase.
Apesar de concordar com o John, sigo acreditando que passa. O meu passou! E se não fosse pelo meu sofrimento de alguns meses atras eu não estaria aqui hoje, aberta, livre, plena e absolutamente feliz. Ontem, depois da meditação dentro do Matrimandir - que alias eh sensacional, lindo, silencioso, tão branco que você não consegue distinguir os contornos das paredes - fui fazer uma aula de Dance Meditation. Duvido que em outra época eu tivesse conseguido fazer a pratica com tamanha entrega! Foi surreal, mas sobre isso não vou dar detalhes porque quero fazer com vcs...duvido que tivesse feito tantas amizades, trocado tantos sorrisos, emails, mudado tanto de lugar, pego tanta carona de moto (eh o modo mais eficiente e barato de se locomover por aqui) e explorado tanto as oportunidades. .
Portanto, um brinde! Um brinde, no meu caso com água mineral gaseificada, ao amor, ou melhor, a falta dele! E que sejamos, um dia, capazes de realizar o Eu Que não sofre!

4 comentários:

Anônimo disse...

Então, tá. Um brinde a falta de amor. e cuidado com os "postes", pelo visto eles começaram a aparecer. Bjs, Beth

Josi disse...

Nem terminei hoje de ler todo o seu comentário no blog... Fechei meu casamento HOJE! precisava egoistiscamente de voce!!Amiga!!Ninguem te substitui!!to com muita saudade.... bjos

Afonso Júnior disse...

Seu blog está show! Não deixe de me convidar para o Dance Meditation! Estou acompanhando tudo por aqui! Namastê!

Inspire Yoga disse...

:) poder deixar, eu te aviso quanto for fazer....