segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Jay Maa India!!!

Por muito tempo sonhei com essa viagem pra India. Inumeros foram os obstaculos, mas entendo que as coisas soh acontecem quando eh realmente a hora. Nao sei se eh possivel estar preparada para a India, mas eh preciso estar aberta pra receber o que vier! Pela primeira vez na minha vida, resolvi viajar sem muitos planos e aqui descobri que eles de nada adiantariam. Nao somos nos que temos planos para a India, eh Ela que tem planos para nos.
Ainda em Paris, um imprevisto:overbooking no meu voo e eu fiquei pra tras! Passei o dia todo no aeroporto esperando o proximo voo e ao chegar em Nova Delhi (ja com 1 dia de atraso - de acordo com o meu plano!) fico sabendo que minha mala foi extraviada, so chegaria no voo da noite. Nao tive alternativa a nao ser passar a noite em Delhi e pegar um voo na manha seguinte para Coimbatore. E para tal, precisei arrumar ajuda para reservar um hotel. Por alguns instantes, apavorei, senti um medo enorme, pensei em ficar no aeroporto e voltar pro Brasil, mas segui firme! Comecei a recitar o meu mantra, alias, todos os mantra, do budismo, do yoga e todos os outros que apareceram na minha cabeca. Eis que comecam os sinais de que somos o tempo todo guiados, que as pessoas que cruzam nosso caminho nao o fazem por acaso! Parei algumas pessoas que nao puderam me ajudar, ate que um senhor me abordou. O ingles dele era capenga, nao tinha os dentes da frente, a roupa era surrada, e me solta a seguinte frase: Aqui em Delhi voce eh minha convidada, vem, eu te ajudo. Antes que eu pudesse responder (ou sair correndo...) ele ja tinha pego o telefone, conversou por uns 5 minutos em Hindi e me disse que a van do hotel estava vindo me buscar. Eu tive 20 minutos pra confabular varias teorias da conspiracao, que eu seria assaltada, morta e outras coisas mais... mas meu coracao estava tranquilo e calmo e resolvi entregar. Esse senhor trabalhava na cia aerea na qual eu voaria no dia seguinte e quando vi o sobrenome dele, Prakash, igual ao meu nome espiritual, percebi que estava no caminho certo! Coincidencia?
No caminho do hotel, a realidade crua da India. O transito eh realmente um caos, a pobreza e a sujeira sao assustadoras, mas nada disso parece afetar a calma desse povo. A gentileza deles eh comovente, existe uma especie de docura, de inocencia no olhar deles que nos, a muito tempo, perdemos.
No dia seguinte, as 3 horas da manha, estava eu de volta ao aeroporto pra pegar minha mala e embarcar rumo aos bracos de Satchidananda. Fiquei uns 20 minutos tentando achar o lugar onde pegava a bagagem, em vao, ninguem conseguia me dar uma resposta certa. Ai aparece um outro funcionario da mesma cia aerea que rodou comigo por mais de uma hora, ate que tudo estivesse resolvido. No final, me disse que seu nome significa Honra. Que escolha perfeita! Ele realmente honra seu nome! Namaste!
Finalamente, cheguei a Coimbatore. O Swami Paramesh estava la pra me receber e de cara me contou que havia outra brasileira no ashram. Ashram? Que ashram? Meu primeiro choque! O ashram eh na verdade um centro de yoga, como uma escola, e nao tem todas as atividades que eu imaginei que tivesse, eh uma escola de yoga. Eh tudo muito simples, no centro da cidade, no meio do caos! Quando estava prestes a dar meu primeiro piti, aparece a tal brasileira! Ela nao eh soh brasileira, eh de BH, mora num bairro ao lado do meu, estudamos na mesma escola, frequentamos o mesmo centro de yoga, o do Govinda, mas o melhor voces nem imaginam... o nome dela eh Livia! Coincidencia? Fomos abencoadas com essa amizade aqui na India, tenho certeza que Satchidananda esta por tras disso tudo! Nossa empatia foi imediata e como ela esta aqui a mais dias, saiu me mostrando tudo por perto e me ajudou a me acalmar. Foi maravilhoso! Jamais me esquecerei desse encontro!
Ontem fomos visitar um Templo de Isha yoga (nunca tinha ouvido falar). O lugar eh mais afastado da cidade, aos pes de umas montanhas que me lembraram de Ilha Grande. Eh lindo, silencioso e antes mesmo de entrar voce sente a vibracao do lugar. Ai descobrimos que nao eh uma simples visita, tem todo um ritual. Primenro assistimos a um video falando sobre o local, depois passamos por um Templo menor, o Linga Bhairavi, que representa o Sagrado Feminino. Tem um mantra tocando o tempo todo e as pessoas fazem suas oferendas a Ela. Entao passamos para um segundo Templo, uma piscina natural subterranea com uma bola de mercurio fundido no centro. Essa bola potencializa o seu Eu e purifica o corpo. Tivemos que tomar banho antes de entrar e vestir uma tunica alaranjada (molhada porque outras mulheres ja tinham usado no dia) e entramos na agua. A sensacao eh maravilhosa, da uma leveza, uma alegria pura, e voce ja nem quer mais falar, conversar. Por fim, chegamos ao famoso Dhyana Templo. A estrutura eh como se fosse um iglu gigante feito de tijolos, no centro tem um Shiva Linga enorme e com os sete chakras energizados (o unico no mundo). Os degraus que levam ao templo sao muito altos, de forma que voce precisa pressionar todo o pe no chao, ativando todas as Nadis do corpo. Nao ha como nao sentir a energia do lugar. Nos sentamos para 15 minutos de meditacao, mas parece que foram 2! Eh uma sensacao indescritivel!
Para mim, particularmente, esse foi um processo especial. Em outras epocas, eu ja teria desistido ainda na porta quando mandaram tirar o chinelo e vi que teria que pisar no barro! Mas prometi a mim mesma que minhas dificuldades definitivamente nao me impediriam de vivenciar a India como ela quer que seja. E estou vencendo! Nem eu botei fe que conseguiria (sei que la em casa ta rolando uma aposta pra ver o quanto antes eu volto), estou me superando, de verdade.
Ontem nao consegui para de pensar na cara da minha mae e do Joao se me vissem almocando onde almocei!Eles teriam rido muito de mim, no minimo. Devia ter umas 300 pessoas no lugar, todas sentadas em mesas comunitarias, a comida era servida numa folha de bananeira, come-se com a mao direita. Os garcons passam com baldes de comida e vao jogando as colheradas na folha. Eu preferi pedir um prato a la carte (por enquanto) mas em outras epocas nem ficaria nesse restaurante! E sim, esse eh um restaurante dos bons!!!!
A comida estava deliciosa, apesar de muito apimentada, e eu percebi o quanto nada disso importa. Fiquei tao feliz por ter conseguido comer nesse meio que me emocionei, algumas lagrimas escorreram e me dei conta que estava me despedindo de mim mesma, da Luciana como eu a conheco a quase 33 anos, e sei que eh so o comeco!
Hoje voltei nesse restaurante e comi o Meal, na folha de bananeira e com a mao. Definitivamente, eh um renascimento! Agradeco ao universo por essa oportunidade.
Beijos
* Desculpem a falta de pontuacao..

8 comentários:

Dani disse...

Nossa Lu, me emocionei, que experiencia maravilhosa! Aproveite tudo e vá contando pra gente! Beijos Dani Vono

Anônimo disse...

Querida, tenho pensado muito em você, ainda ontem falei pro Marcelo que você voltará muito melhor do que já é. Arrepiei muitas vezes com suas palavras. Coincidências??????rsrsrsrs. Continue mandando notícias. Quero acompanhar tudo. Beijo grande! Alessia

Anônimo disse...

Feliz, feliz, feliz da vida por você. Continue com Deus. bjs, Beth

Kátia disse...

Lu, como essa vida é maravilhosa! Desejo que continue sempre atenta a tudo o que está acontecendo e aproveite todas as oportunidades que chegarem. Muita vida pra vc! Beijos

Veterinar Pet Shop disse...

Lu,
fiquei tão feliz por vc... suas palavras foram tão intensas q te vi fazendo td o que vc viveu nesse post.
Vc não tem ideia como vc me ajudou em todos esses anos, fico muito triste por ter q parar.
Gosto muito de vc e vou te contar um segredo: vc já é muitoooooooooo iluminada e evoluida.
Adoro vc!!!!!!!
Dani Lála.

Fê Lopes Lavino disse...

Fiquei encamtada ao ler...a vida sempre arruma um jeito de nos colocar no caminho certo! Boa sorte nessa jornada, hoje a noite lerei seu lindo relato para a Livia! Beijos, Fe

Fê Lopes Lavino disse...

Encantada, eu quis dizer....hehehe

Afonso Júnior disse...

Olá! A Anakarla (de Lafaiete) sempre me fala do seu trabalho e hoje que me add no face, acabei buscando seu blog! Realmente inspirador! Parabéns! Namastê!