quinta-feira, 17 de abril de 2008

Yoga Integral

Como Sri Swami Satchidananda, mestre de Yoga, descreve o Yoga Integral:

“É uma combinação flexível de métodos específicos criada para desenvolver cada aspecto do indivíduo: físico, emocional, intelectual e espiritual. É um sistema científico que integra os vários ramos do yoga para realizar um desenvolvimento completo e harmonioso do indivíduo:

Hatha Yoga: Predominantemente voltado para o desenvolvimento físico, através de asanas (posturas), pranayama (controle da respiração) e de mudras, kriyas, dieta yogi e relaxamento profundo.
Raja Yoga: Predominantemente voltado para o controle da mente, através da perfeição ética e a prática regular da concentração e da meditação.
Bhakti Yoga: É o caminho da devoção. Através de amor constante, pensamento e serviço do Divino (como Deus, uma Encarnação Divina ou o professor espiritual), o indivíduo transcende a personalidade limitada e atinge a Consciência Cósmica. O caminho do Bhakti Yoga pode ser praticado por todos. É apenas necessário fé e a lembrança de Deus.
Karma Yoga: É o caminho da ação. Realizando tarefas sem apego aos frutos (ou resultados) da ação.
Jnana Yoga: A abordagem intelectual. Através do conhecimento daquilo que realmente existe, ou seja, daquilo que não é mutável, o Yogi Jnani (aquele que se empenha no Caminho da Sabedoria), realiza a Unidade com o Universo inteiro.
Japa Yoga: Japa significa repetição de um mantra. Um mantra é uma estrutura de som de uma ou mais sílabas que representa uma aspecto particular da Vibração Divina. A repetição mental concentrada do mantra produz vibrações em sintonia com a Vibração Divina dentro do inteiro sistema do indivíduo.
Objetivos do Yoga Integral:
O direito de nascença de cada um é de compreender a unidade espiritual por trás de toda a diversidade de toda a criação e de viver em harmonia como membros de uma única família universal.

Este propósito é alcançado ao mantermos a nossa condição natural de:
- um corpo em perfeita saúde e força,
- os sentidos sob total controle,
- uma mente bem disciplinada, clara e calma,
- um intelecto afiado como uma lâmina,
- uma vontade forte e flexível como aço,
- um coração cheio de amor incondicional e de compaixão,
- um ego tão puro como cristal,
- uma vida cheia de Paz Suprema e de Alegria.

O principal objetivo do Yoga Integral é de ter um corpo sem tensão, uma mente tranquila e uma vida útil."

> Para mais informações sobre Yoga Integral e Swami Satchidananda, consulte: http://www.swamisatchidananda.org/

Nenhum comentário: